quinta-feira, 27 de março de 2008

RADIO DEBATES- INTEGRAÇÃO FM


Programa Rádio Debates- Rádio Integração FM de Marques de Souza - 27 DE MARÇO DE 2008
Participação de presidentes de partidos políticos do município

domingo, 23 de março de 2008

COLUNA COISAS DA POLÍTICA 210308




A ponte Marques de Souza-Travesseiro parece condenada a gerar polêmicas. Desta vez é a questão da limpeza sobre a ponte. Até o meio da ponte o pessoal de Travesseiro limpou. Do lado de Marques, nada. É birra, teimosia, falta tempo ou é para gerar mais lambança.



O colunista Paulo Sant’Ana, após mais um período em tratamento retornou ao rádio e jornal nesta semana. Para o Antonio Carlos Macedo, na Gaúcha disse que toma 18 comprimidos de manhã e mais 12 antes de dormir. E que é obrigado a usar diariamente um “colírio” nos ouvidos – “fico 20 minutos deitado de um lado e mais 20 de outro. Sinto-me um long-play”.

As tão esperadas casas populares em Pouso Novo começam a sair do papel. Nesta semana, o prefeito Adilvo Buffé assinou os primeiros contratos com o governo federal.

Mais uma reunião para consenso em Travesseiro. Dizem que foi ontem a noite. Só não se sabe se antes ou depois da novela.

A Rede Record que chegou ao Estado para bater de frente com a RBS está mudando de tática. Ao meio-dia dispensaram o Luiz Carlos Rech e o João Garcia e implantaram a idéia de programa popular com apresentador paulista para enfrentar o Jornal do Almoço. Não deu certo. O Pica-Pau está no ar. O programa agora começa ás 12h45min. E ainda não desistiram do Gugu Streit da Farroupilha. Não conhecem o Rio Grande. O final a gente já pode prever.

O PMDB de Marques de Souza que já estava dividido em duas alas, embora alguns neguem, pode estar criando mais uma. Parece que o problema são os holofotes.

Primeiro o “vivente” é lançado a prefeito e nenhuma repercussão. Depois a vice e nada. A escada parece ter só um sentido. Se continuar assim, num município da região, apesar de toda força da companheirada, vai ser difícil até para vereador.

A secretaria estadual de educação, Mariza Abreu, em entrevista para a Zero Hora de domingo passado disse que “esses dias, no interior, um conselho escolar se reuniu e resolveu que não iria cumprir determinações da secretaria. Mas que é isso? Isso não pode”. Pelo que se sabe, estava se referindo a Escola Ana Néri de Marques de Souza. Na semana passada, estudantes compareceram vestindo roupas pretas. Em frente a escola, faixas de protesto.

Foto coisas colégio


Para abril está sendo programado a descida de caiaque pelo Rio Forqueta desde a Barra do Fão, divisa entre Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza até Tamanduá. Além do lazer os participantes irão realizar a coleta de lixo durante o trajeto. Na chegada um almoço em comemoração aos 120 anos de colonização de Tamanduá. A data será definida nesta semana.

O cartório eleitoral vai atender em Marques de Souza dia 8 de abril na Câmara de Vereadores. Haverá a possibilidade de se fazer revisão eleitoral, inscrição, transferência e alterações de sessão dentro do município.

Essa é para matar. “O Blog errou. Felizmente.” Foi assim que o jornalista Luis Nassif encerrou em seu blog a confusão involuntária causada por uma nota que publicou no final de semana. Ele havia informado que o jornalista Hélio Gama havia falecido. Nassif pediu desculpas e explicou que havia recebido a informação de um vice-presidente do Grupo RBS. “Mil perdões”, escreveu o jornalista. “Agora preciso retirar os elogios, porque fica feio falar isso dos vivos.” Os elogios foram generosos. Nassif considerou o colega gaúcho “grande jornalista, responsável pelo caderno de investimentos da Veja na época do boom da Bolsa, início dos anos 70. Foi com ele que cumpri as primeiras pautas sobre o tema”. Hélio “era um sonhador extraordinário, um piloto de Boeing que, infelizmente, só conseguiu pilotar aviões menores - sem fôlego para bancar suas idéias. Uma perda para o jornalismo econômico”, completou Nassif. Hélio Gama reagiu dizendo que “antigamente a gente aprendia que notícias precisavam ser confirmadas antes de publicadas”.


Amanhã é dia de orarmos e refletirmos sobre morte e ressurreição. E que o hábito de se alimentar de peixe não resulte em banquete.

sexta-feira, 14 de março de 2008

COISAS DA POLÍTICA 140308


A Expodireto que se encerra hoje em Não-Me-Toque se consolidada a cada ano como uma das maiores feiras da América Latina voltada ao agronegócio. Nesta edição abriu as portas também para as agroindústrias familiares. Para se ter uma idéia do “tamanho” dos negócios realizados no evento, algumas conversações ocorreram embaixo deste “monstro” de trator. O pessoal parecia estar bem acomodado.


Tem coisas que realmente não dá para entender. Marques de Souza peleou por uma agência dos Correios que foi inaugurada em dezembro do ano passado. De lá para cá o serviço piorou. Quando um funcionário cedido pela prefeitura era o responsável, o serviço funcionava melhor. A gerência regional, tenta, mas não consegue solucionar.

Quem diria. Uma “fábrica” de estatuas em Travesseiro. Na próxima edição confira reportagem sobre o assunto.

A situação do Partido Progressista de Marques de Souza preocupa seus filiados, entre eles o ex-vereador Ricardo Kich, que disse que algo deve ser feito antes que seja tarde demais.

Os passeios de caiaques no rio Forqueta entre Marques de Souza e Travesseiro repercutem em toda a região. Não pára de chegar gente para conferir a novidade.

A propósito, empreendedores pretendem incluir Travesseiro e Marques de Souza em projetos que logo devem sair do papel. Para que não aconteça com idéias alardeadas aos quatro ventos e não executadas, a divulgação só sai depois do projeto em andamento. Quem viver, verá.

Todos os jornais de Porto Alegre deram atenção nesta semana ao incidente provocado pela assessoria de imprensa do deputado Adilson Troca, que distribuiu um release em que o parlamentar comentava depoimentos de ex-presidentes do Detran antes mesmo deles ocorrerem, na CPI que investiga irregularidades na autarquia. O fato custou o pedido de demissão do jornalista Rodrigo Wenzel.

Em Capitão acontece dia 29 de março o baile de escolha da nova Soberana do município e suas princesas. Interessadas podem obter mais informações na prefeitura ou na Assistência Social. As candidatas devem ter entre 16 e 20 anos de idade e comprovar residência em Capitão.


Alguém já percebeu o que sai de reunião na calada da noite com o objetivo de firmar coligações? Algumas são repetitivas. Vale o ditado. Água mole em pedra dura. . .




A polêmica da mureta da BR-386 em Lajeado continua. Obra tocada a uma velocidade incrível pela concessionária poderá ser embargada pelo Dnit, que alega que não sabia de nada e que a rodovia ficará muito estreita.

O professor Arlei Simon dos Santos, parece que adora polemizar. Se negou a conceder entrevista a Rádio Integração FM de Marques de Souza sobre o termo “desordeiros” usado em relação aos Marques-souzenses na semana passada na Rádio Independente. Disse que não retira nada do que falou. Está na hora de dar umas voltinhas na Capital Gaúcha dos Campings para conhecer a verdadeira realidade.


O projeto das 300 casas populares de Pouso Novo deve começar a sair do papel em breve. Comenta-se que este projeto pode definir a eleição deste ano.

O quadro Profissão Repórter, apresentado e dirigido pelo jornalista gaúcho Caco Barcellos, vai ganhar um lugar só seu e fixo na programação da Globo. A atração, que estreou em 2006 como um quadro-teste no Fantástico, conquistou o público e logo ganhou edições maiores, que foram ao ar substituindo o Linha Direta em algumas ocasiões. Pode assumir de vez, em abril, a vaga deixada pelo Linha Direta, que saiu da programação da Globo.

Rádio Integração FM de Marques de Souza foi a única emissora do Vale do Taquari a transmitir ao vivo boletins desde a Expodireto, nesta semana, em Não-Me-Toque.

sexta-feira, 7 de março de 2008

COISAS DA POLÍTICA 07MARÇO2008


É quase oficial. A secretária da agricultura de Marques de Souza, Leonízia Bazzo deve ser a candidata do PT a prefeitura de Marques de Souza. No encontro de sábado passado recebeu o apoio do presidente do partido e de prefeitos da região. A dúvida é com quem sai a coligação. Poucos se arriscam a opinar. Por enquanto.



Em Travesseiro a palavra consenso está deixando muita gente preocupada. Alguns entendem que enquanto se discute isto, o tempo vai passando.

A Rádio Guaíba de Porto Alegre, pertencente a Rede Record pode estar perdendo o famoso estilo Guaíba de jornalismo. O apresentador Gugu Streit da Rádio Farroupilha está sendo sondado para mudar de casa. Valei-nos Senhor.

O prêmio Ana Terra, conferido nesta semana a professora Marisa Martins, é mais do que justo, pela sua contribuição para a educação regional

Erramos. Na edição trocamos o nome dos Graebin. Em Pouso Novo, o vereador é Juarez Graebin.

Por falar em Pouso Novo, a Semana de Valorização da Vida promovida pela administração muncipal não poderia ter melhor palestrante. Selmiro Paulo Wolfarth dispensa qualquer comentário. Imperdível.

O assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Marques de Souza, Elemar Alberto Dal Molin, foi convidado a se retirar da reunião de professores, pais e alunos, que tratava da junção de turmas, na Escola Ana Néri de Marques de Souza na segunda-feira. Ele estava acompanhando o vereador Flávio Bruch (PP) que é pai de dois alunos. O “convite” partiu de uma das palestrantes, a diretora do 8º Núcleo do Cpers/Sindicato, Jocelí Comis que se recusou a dar continuidade a reunião com sua presença. De acordo com ela, a presença do advogado não se justificava. “O assunto se refere a comunidade escolar local e não sei porque ele se deslocou de Lajeado para acompanhar o evento”. Dal Mollin após uma pequena discussão com Jocelí, se retirou do local.

Supermercado, posto da gasolina, hotel, restaurante e um novo prédio para a área de medicina estão entre os próximos investimentos da Univates para breve.

Em sua participação no programa De Zero a Mil na Rádio Independente, o professor estrelense, Arlei Simon dos Santos afirmou que em Marques de Souza o povo é desordeiro quando se trata de movimentos como o da Escola Ana Néri, trevo da BR-386 e a ponte com Travesseiro. Uma nota de repúdio as suas declarações deve sair nas próximas horas.

No rodeio em Progresso, o prefeito Luis Manini (PMDB), convidado, não participou do descerramento da placa dos cinqüenta anos do evento. Getúlio Schereen (PDT) não aprovou a atitude.

Vitor Hugo Gerhardt, o Coquynho, assume na próxima semana a delegacia regional de justiça e desenvolvimento social. Ele é filiado ao PSDB.

No encontro regional do PT em Marques de Souza, o professor Gilson dos Anjos mobilizou duzentas pessoas. Em Lajeado, em encontro semelhante, a vereadora Eloéde Conzatti, conseguiu juntar duas dezenas de militantes.
A presença dos vereadores do PMDB de Marques de Souza, Celso Kohlrausch, Márcia Bruch e Guido Arend no aniversário do PT no sábado passado gerou diversos comentários. Representantes de outros partidos também compareceram, mas quase passaram despercebidos.


De 20 a 30 de março, Capitão comemora dezesseis anos com muitas atrações. Entre elas, apresentação do espetáculo Paixão e Morte de Jesus Cristo, olimpíadas, futsal, encontro sobre suinocultura, dia de campo, feiras do livro e saúde, passeio ciclístico, inauguração de pista de motos e show com a banda Art Biss.

Uma grande perda. Faleceu em Porto Alegre nesta semana o professor Edison de Oliveira. Ele foi um dos primeiros professores do Estado a ensinar português com simplicidade e irreverência. Por algum tempo apresentou programas na tv. Também escrevia para o Diário Gaúcho. Fomos seu aluno na década de 80. Foi um privilégio.

A coluna pode ser acessada a partir de amanhã no endereço: www.alicioassuncao.blogspot.com. Contamos com sua opinião

terça-feira, 4 de março de 2008

Escola rejeita junção de turmas




Marques de Souza – Reunidos ontem á noite, em convocação feita pelo Conselho Escolar da Escola de Ensino Médio Ana Néri, professores, pais e alunos decidiram pelo não acatamento da ordem da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, que determina a junção do 1º e 2º anos e 2ª serie com 21 alunos e 3ª e 4ª serie com 28 alunos. No plenário, composto por cerca de cem pessoas, a decisão foi unânime: o não cumprimento da determinação da Coordenadoria. “Valter Dal´Agnol, pai de aluno, se disse inconformado. “É um retrocesso. Chega de leis de cima para baixo. Devemos nos organizar, apoiando a decisão do Conselho Escolar” argumentou. A presidente do Conselho Escolar, Janaina Stoll afirmou, que nesta semana, mantiveram reunião com a Coordenadoria Regional de Educação, onde foram informadas que a orientação é da Secretaria Estadual de Educação e que deve cumprida, sob pena de represálias aos professores. “Estamos lutando pelo futuro de nossos filhos e isso nos leva a irmos as ultimas conseqüências. Estaremos ao lados dos professores”. Também esteve presente a diretora do 8º Núcleo do Cpers, Joceli Comis, que se manifestou dizendo “o governo do estado não se preocupa com a educação e por isso estamos numa guerra. É o fim a educação. Os pais estão sendo chamados para o debate, coisa que o governo deveria fazer antes de tomar qualquer decisão”, destacou. A diretora da Escola Ana Néri, Neidir Stoll,disse que respeita a decisão do Conselho Escolar. Um dos caminhos que deve ser tomado pela comissão é buscar orientação junto ao Ministério Público. Isto deve ocorrer logo após a audiência pública que acontece hoje em Porto Alegre e que contará com a presença da Comissão de Mobilização em favor da qualidade do Ensino na Rede Pública Estadual, composta por pais, professores e alunos. Participaram também da reunião de ontem, direções das Escolas Estaduais Henrique Geiss de Tamanduá, Frei Antônio de Bela Vista do Fão e Severino José Freiner de Linha Atalho. Em Tamanduá e Bela Vista do Fão, as turmas do pré-escolar não estão tendo aulas porque não houve autorização as matriculas.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Olá amigos!

A partir de hoje confira aqui no blog do Alício, a repercussão de assuntos de interesse de nossa comunidade, principalmente aqueles debatidos no programa Bom Dia Vale, que apresentamos diariamente na Rádio Integração FM 87.9, entre 6h e 9h da manhã. Participe, faça valer o seu direito de cidadão.Um abraço e conto com vocês.

Cinquenta anos de rodeio em Progresso
































Progresso –Tradições novamente se repetiram neste final de semana no município. Chuva e rodeio compuseram o cenário do evento comemorativo aos cinqüenta anos da realização do primeiro rodeio na Fazenda Sinuelo, ocorrido em 1º de Janeiro de 1959. Já na sexta-feira, centenas de tradicionalistas de toda a região e de Santa Catarina eram recepcionados no local da grande festa. O sábado iniciou com chuvas, mas nada que afastasse competidores dos concursos de tiro de laço, no total foram em torno de duzentas duplas inscritas, que inclusive disputaram á noite, já que a pista agora é iluminada. Á noite, na sede do CTG Sinuelo da Tradição, cerca de mil pessoas participaram do fandango quando também houve o show de Xiru Missioneiro. Já no domingo, a chuva não deu trégua pela manhã. Mesmo assim um grande público acompanhou a Missa Crioula rezada pelo Frei Albano Bohn acompanhado pelo grupo de canto do professor Dério Marchi. Em seguida houve a homenagem aos participantes do primeiro rodeio. Alguns presentes, outros já falecidos, representados por familiares. Uma placa foi descerrada pelo patrão do CTG, Getúlio Schereen e convidados, entre eles o vice-prefeito, Paulinho Ferrari e o prefeito de Marques de Souza, Dorival Künzel. O Jornal O Informativo do Vale também foi homenageado. Ainda foi lançado o livro Catecismo da Indumentária Gaúcha, de autoria de Ivo Marques, onde em um de seus capítulos é relatada a história do rodeio, considerada por ele como o mais antigo do Estado.
Á tarde, enquanto na pista de rodeio, um pouco prejudicada pelo barro, prosseguia o tiro de laço, na sede do CTG, houve o concurso de apresentações artísticas e o show com Teixeirinha Neto e Filho. Foi um dos momentos marcantes do rodeio, pois no início de sua carreira artísticas, o cantor regionalista Teixeirinha, realizo um dos seus primeiros shows no local. De acordo com o patrão Getúlio Schereen, o público ficou um pouco abaixo do esperado em função do mau tempo. “Acredito que entre pagantes e não pagantes tivemos nos três dias de rodeio a presença de oito mil pessoas. Mesmo assim, foi um público excelente que marcou os cinqüenta anos de nosso rodeio”, destaca. Na próxima quinta-feira, nas páginas do especial G8. mais informações sobre o rodeio de Progresso.

Testemunha da história

A professora aposentada Terezinha Lermen (80) foi uma das homenageadas do rodeio. Ela participou da primeira edição em 1959. “Recordo como se fosse hoje. Lecionava em Progresso e acompanhei meu marido, Guido, que apresentou um show de gaita no rodeio”. Ontem ela também comemorou sessenta anos como professora. “Foi em Progresso que iniciei minha carreira. Depois atuei ainda em Campo Branco e Lajeado. Por isso um pedaço do meu coração permanece aqui”, recordava emocionada.


Os Teixeirinhas


Do pai ele herdou o nome e os dons artísticos. Com o semblante semelhante ao saudoso Victor Matheus Teixeira, o cantor Teixeirinha Filho foi muito aplaudido e assediado ontem no show do rodeio em Progresso. “Meu pai era muito querido. É muito bom o carinho dos fãs, mas além de preservar o seu trabalho, quero ter o meu estilo e ter carreira própria”, salientava. Enquanto o público acompanhava a canção Velho Casarão, ele apresentava o filho. “Teixeirinha Neto, também apresenta seu trabalho em função do regionalismo gaúcho, mas se esquecer de dar continuidade ao trabalho do avô”, conclui.

Não a multiseriação em Marques de Souza




Marques de Souza – Uma comissão formada por professores e conselho escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Ana Néri, reunidos ontem no educandário, decidiram por não acatar a determinação da secretaria de educação do Estado em realizar a junção de algumas turmas na escola. “Somos contra a multiseriação do 1º ano, 1ª e 2ª ´serie e mais as 3ª e 4ª séries”, avalia a professora Rejane Althaus, integrante da comissão. Segundo ela, “isto é um retrocesso, pois temos profissionais disponíveis e espaço físico. Além disso, alunos e professores serão prejudicados com a qualidade de ensino, e como educadores, devemos zelar por isso. É a fase mais importante na educação de uma criança. É o início da socialização com o mundo”, afirma. Na segunda-feira, a comissão que é integrada pelos professores Gilson dos Anjos, Raquel Jomertz, Ângela Stacke, Rejani Althaus e a presidente do Conselho Escolar, Janaína Stoll, realizam encontro com pais e alunos, ás 20h, na escola, a fim de discutirem o assunto. O primeiro dia de aula na escola na próxima segunda-feira está garantido, porém a junção de turmas, conforme decisão da Comissão de Mobilização em favor da qualidade do Ensino na Rede Pública Estadual não irá acontecer. Esta decisão, segundo os integrantes, já foi comunicada a Coordenadoria Regional de Educação em Estrela.

PT COMEMOROU 28 ANOS


PT comemora aniversário pensando nas eleições

Marques de Souza – Cerca de duzentas pessoas entre simpatizantes, filiados e convidados participaram no sábado, de almoço no Camping Riacho Doce, comemorativo aos 28 anos do Partido dos Trabalhadores. O encontro serviu também para uma avaliação das atividades da agremiação na região. O prefeito anfitrião, Dorival Künzel, deu as boas vindas dizendo “da satisfação do município em reunir um grande números de pessoas ligadas ao partido”. O prefeito de Boqueirão do Leão, João David Gorgen, se manifestou dizendo que o partido se torna cada vez mais forte com as administrações petistas na região. “Marques de Souza, Cruzeiro do Sul e Boqueirão do Leão, são exemplos disto. Em Boqueirão estamos procurando diversificar nossa economia que hoje depende exclusivamente do fumo. Além disso não perdemos nenhum filiado o que comprova nossa seriedade em administrar”, destacou. Manifestaram-se também integrantes da executiva regional, como Daniel Fontana e a vereadora de Lajeado, Eloede Gonzatti. O coordenador do encontro, Gilson dos Anjos, destacou a presença de filiados de municípios como Travesseiro, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Progresso, Canudos do Vale e Marques de Souza. O presidente local do partido, Lary Rhörig saudou a presença de filiados de outros partidos. “Isto é uma prova da democracia do PT, pois hoje temos aqui representantes do PMDB, PP, PDT, PTB e DEM”, salientou. Representando a executiva estadual, esteve o Secretário para assuntos institucionais de política pública no Estado, Marcos Espíndola. De acordo com ele, a partir de agora inicia a mobilização do partido em função das próximas eleições.”Estamos nos organizando, inclusive com cursos de formação política para pré-candidatos a vereador e prefeito aqui na região”. O PT tem doze vereadores no Vale do Taquari. “Nossa intenção é dobrar este número”, avalia. Lembrou também que o momento é bom para o partido. “O governo Lula tem 66% de aprovação pela seriedade e competência e pela preocupação com as classes mais pobres”. Afirmou que coligações estão autorizadas, menos com o PSDB e DEM, pois segundo ele, estes partidos são oposição nacional. Sobre o governo Yeda Crusius, disse que “o escândalo do Detran e o enxugamento no ensino estadual com a extinção de turmas de alunos mostram um governo pouco preocupado com o social”. Para Marques de Souza afirmou que está assessorando o município para que em breve seja instalada uma unidade da Universidade Aberta do Brasil. “O município será um pólo regional de ensino gratuito”. Também prestigiaram o evento, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Rudimar Muller, além de vereadores e secretários de diversos municípios. No encontro também foi debatido a pré-candidatura à prefeitura local, da secretária de agricultura, Leonízia Bazzo. Na foto, Leonízia e o presidente do PT em Marques de Souza, Lary Rhörig.