sábado, 26 de abril de 2008

TRILHA DO TAMANDUÁ 230408





Colonizadores que chegaram ao distrito de Tamanduá em 1888 foram lembrados na largada da trilha de jipeiros no último sábado.



Marques de Souza – Cerca de 120 anos depois, no local em que os imigrantes alemães chegavam para colonizar o distrito de Tamanduá em 1888, quarenta jipeiros da região se reuniram no sábado para lembrar o efeito histórico da época e ao mesmo tempo rumar para a Trilha do Tamanduá, numa aventura que percorreu antigos caminhos entre a localidade e o distrito de Xaxim em Progresso. Com jipes de diversos tamanhos e modelos eles vieram de municípios da região como Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Paverama e até de Porto Alegre, “É muito importante, aliar o nosso lazer com um momento que lembra a história de Tamanduá”, destacou o empresário Lajeadense, Roque Hepp, um dos participantes.

Durante o café da manhã, servido na igreja da IECLB, fundada em 1930, manifestações de saudações e lembranças da história de Tamanduá, realizadas pelo prefeito municipal Dorival Künzel, pelo representante da organização do evento, Alício de Assunção e em seguida a benção especial proferida pelo pastor Valdir Frank, que ressaltou a vida em comunhão, onde todos deviam agradecer a Deus por aquele momento. De mãos dadas, todos rezaram o Pai Nosso, invocando proteção aos participantes da trilha. Ás 9h30, a saída, com o desfile pela rua principal do distrito e em seguida o início da aventura, que começou por Alto Tamanduá, percorreu trinta e cinco quilômetros de caminhos abandonados até a chegada em Xaxim por volta das 11h30 da manhã, quando foram recebidos com intenso foguetório. No percurso, “alguns imprevistos, mas sem maiores conseqüências, fazendo com que todos chegassem inteiros ao local”, destacou Loreno Marcus, organizador da trilha. Após houve demonstrações dos jipeiros numa pista preparada em numa propriedade particular em seguida almoço á base costelão. Gerson Girardi, responsável pela recepção em Xaxim, disse da satisfação em receber os participantes. “As pessoas gostam de vir para cá, pois encontram a natureza abundante e muita paz de espírito”. O evento contou com o apoio da Fruteira Mertz, STR Supermercados, Bolachas Danona, GS Biscoitos, Atacado 111, Padaria da Mari, Maurício Mertz, Doce Loucura, Rádio Integração FM de Marques de Souza e Jornal O Informativo do Vale.

Nenhum comentário: